Se você precisasse apresentar um relatório sobre responsabilidade social hoje, focado em “ESG”, como você traria seus principais indicadores sobre o impacto das suas ações para redução de doenças ocupacionais, acidentes, absenteísmo e bem-estar dos seus colaboradores?
Se o seu time precisa buscar dados para estruturar relatórios manualmente, provavelmente sua operação tem dois gargalos:
Seu time passa por um período estressante de levantamento de dados pretéritos. Ou seja, está sempre olhando para trás.
Você tem custos acima do necessário com as variáveis da folhas de pagamento decorrentes da ausência de funcionários, sinistros envolvendo acidentes de trabalho, benefícios previdenciários e ações judiciais envolvendo segurança do trabalho.
Vamos explorar cinco dos pontos que são os grandes desafios em saúde corporativa
Os planos de saúde tradicionais têm enfrentado desafios crescentes, tornando-se cada vez mais insustentáveis para as empresas. Os reajustes anuais são impraticáveis e a mudança de operadora não vem trazendo resultados.
Muitas vezes, as empresas veem a saúde e a segurança apenas como um cumprimento de normas, sem perceber o verdadeiro potencial de otimizar está "obrigação" em fonte de informação, que poderá trazer um claro diagnóstico de sua maturidade.
Ao tratar a saúde como um passivo, ou seja, um grande custo que apesar de tratar pontos muito sensíveis dos colaboradores, perdemos a oportunidade de transformá-lo em um ativo estratégico, focado em produtividade e sustentabilidade.
A falta de uma abordagem abrangente em colher dados relativos aos atestados médicos e afastamentos previdenciários, tem trazido grandes impactos. O altíssimo custo envolvido nesses temas, foram pouco abordados e expostos para o liderança estratégica.
Sem uma plataforma eficaz para obter informações sobre o diagnóstico em saúde populacional, as empresas ficam às cegas, sem entender o plano de ações a ser executado, focado em proteger sua força de trabalho.
A sinistralidade (despesas assistenciais pelas receitas de contraprestações) das operadoras médico-hospitalares passou de 76,2% em 2020 para 86,2% em 2022 e é um percentual que segue crescendo dentro das empresas.
De acordo com o MPT, há um impacto significativo no Produto Interno Bruto causado por doenças e acidentes de trabalho - considerando o PIB de 2020, são gastos cerca de R$ 300 bilhões todos os anos.
Custos de absenteísmo e afastamentos podem representar até 35% da folha de pagamento de base
“A sinistralidade (despesas assistenciais pelas receitas de contraprestações) das operadoras médico-hospitalares passou de 76,2% em 2020 para 86,2% em 2022 e é um percentual que segue crescendo dentro das empresas.”
“De acordo com o MPT, há um impacto significativo no Produto Interno Bruto causado por doenças e acidentes de trabalho – considerando o PIB de 2020, são gastos cerca de R$ 300 bilhões todos os anos.”
“Custos de absenteísmo e afastamentos podem representar até 35% da folha de pagamento de base”
Na grande maioria das vezes, não temos a visão completa da operação em saúde e segurança dentro de nossa empresa, e muito desses custos acabam passando “despercebidos”, e se isso está ocorrendo na sua operação, podemos afirmar que seus custos anuais desnecessários provavelmente batem a casa dos milhões de reais.
Preparamos alguns checklists para verificar em qual estágio sua empresa se encontra no momento
Nesta primeira etapa, a Livon apresenta o seu checklist para orientar as lideranças na criação de um inventário abrangente. Queremos que você marque cada item que sua empresa já realiza, revelando o potencial já existente em sua organização.
Agora, vamos utilizar os itens do checklist para criar uma escala que irá definir o grau de maturidade da sua corporação. Estamos prontos para explorar os atributos que impulsionam a excelência em saúde corporativa.
Se a sua empresa se encaixa em um dos cenários anteriores ou obteve um índice abaixo nos checklists, seus custos anuais desnecessários provavelmente batem a casa dos milhões de reais. Em congruência com essa realidade, criamos uma forma simples, rápida e automática de monitorar a saúde dos funcionários da sua empresa, reduzindo absenteísmo, afastamentos, sinistralidade, FAP e custos judiciais.
Controlando e reduzindo custos com planos de saúde que nos últimos anos sofreu recorde de reajustes - através de despesas assistenciais, acesso à rede, diagnóstico dos principais ofensores e coordenação de cuidados.
Mensurando os custos reais de ausência e redução de produtividade - através de indicadores de frequência, gravidade e rotatividade.
Coordenamos o plano de ações focado em reduzir impactos em saúde, administrativos e jurídicos de colaboradores afastados.
Reduzindo de forma direta os custos do fator acidentário de prevenção (através de BPO, benefícios previdenciários e assistência aos afastados). Esses custos são muito significativos, e tem relação direta com a folha de pagamento.
Aproveite e verifique seu índice através das nossas calculadoras