Saúde Corporativa. Necessidades perante o novo cenário.

Em períodos como estamos vivenciando, é fato que as mudanças fogem muitas vezes do nosso controle, e são encaradas como necessidades, frente a novas situações. A pandemia, uma crise em saúde, gerou impactos econômicos e sociais muito consideráveis.

O tema saúde sempre foi um grande desafio para os empregadores, em dois aspectos: seja para manter o benefício mais valorizado pelos colaboradores, e também para cumprir uma legislação trabalhista que regulamenta a segurança e saúde dos colaboradores. Apesar de considerar que ambos temas são tratados de maneiras distintas pelas empresas, o momento coloca uma grande necessidade de repensar como possa haver a integração das informações, para que inicialmente haja um diagnóstico dessas mudanças, e a partir daí traçar um plano de ações.

Acreditamos que os maiores impactos durante o ano de 2021 são os seguintes, considerando os dois temas:

  • Aumento de sinistralidade
  • Aumento dos índices de absenteísmo
  • Aumento do número de colaboradores afastados
  • Aumento do custo com medicamentos
  • Aumento do FAP – alíquota tributária relacionado a bonificação ou penalização das empresas sobre gerenciamento da saúde dos colaboradores

Quando confluímos esses tópicos, fica muito claro que o custo do que já havia pouco controle irá aumentar de maneira considerável. Abordagem e métodos antigos, como simplesmente substituição de fornecedores ou planos pouco provavelmente irão trazer este controle. Muito provavelmente irão substituir um pelo outro, e não substituirão o que de fato precisa: processo e método.

Lideranças corporativas precisarão fazer uma mobilização o mais breve possível, e alinhar esse entendimento. Discussões que ficaram somente na mesa há 10 anos, devem estar na pauta novamente, pois a necessidade é iminente.

Iremos discutir nas próximas postagens, quais são as principais soluções e possibilidades que podem ser adotadas ou testadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *