Durante crises como esta que estamos vivenciando hoje, todas as empresas precisam e são forçadas a se adaptarem a novas estratégias relacionadas a saúde, seja como benefício ou para cumprir normativas definidas por legislação (NR). Fica muito claro neste período a importância e ao mesmo tempo o desafio de manter a sustentabilidade de algo tão valorizado pelos colaboradores, porém com pouco controle sobre sua gestão e custos.

Muitas empresas com unidades ambulatoriais próprias, começaram já a movimentação em direção a integrar novas modalidades de cuidado, acopladas a saúde ocupacional, na qual denominamos saúde integral. Este conceito integra a atenção primária de saúde (assistência) ao time de saúde ocupacional (médico do trabalho, enfermeira, técnico de segurança e engenheiro de segurança).

O mesmo movimento e tendência, é a inclusão dessa mesma modalidade, a saúde integral nas unidades que chamamos de near site. Essas unidades são muito utilizadas por empresas de pequeno e médio porte, que não tem estrutura ambulatorial própria, e que utiliza clínicas próximas, ou até mesmo aquelas que já tem alguma parceria, para realizar suas consultas e exames. Hoje essas unidades são focadas somente em consultas para exames admissionais, periódicos e demissionais, bem como exames específicos a saúde do trabalhador.

A inclusão da abordagem atenção primária a saúde ocupacional, garante uma integralidade ao cuidado, coordena as ações assistenciais, aproveita a oportunidade de ter o colaborador fazendo o que é necessário para o trabalho, mas também já colhendo informações para definição do plano dos cuidados, que é totalmente direcionado a eliminar fatores de risco, manter os saudáveis, saudáveis, e controlar doenças crônicas, afim de evitar agravos.

Além da integração assistencial/ocupacional, grande parte dessa jornada (experiência do colaborador) já pode e deve ser através da saúde digital. Além de conectar o profissional de saúde com o colaborador através da plataforma, permite estruturar todas as informações coletadas durante as teleconsultas, para ter um cuidado contínuo, coordenado e com melhores desfechos clínicos. Disponibiliza médicos 24hs/7 dias por semana, evitando visitas desnecessárias nos pronto atendimentos.

Saiba mais detalhes sobre clínicas near site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *